MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES Nº 51/2020 – Escola Municipal Padre Correia de Almeida, em nome de sua diretoria, professores e demais colaboradores, pelos 200 anos de comemoração de nascimento de José Joaquim Correia de Almeida, sacerdote que denominou a escola.

Apresento à Mesa, ouvido o Plenário, a presente MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES à Escola Municipal Padre Correia de Almeida, em nome de sua diretoria, professores e demais colaboradores, pelos 200 anos de comemoração de nascimento de José Joaquim Correia de Almeida, sacerdote que denominou a escola.

JUSTIFICATIVA

Há 200 anos, mais precisamente em 04 de setembro de 1820, nascia José Joaquim Correia de Almeida, em Barbacena-MG, lá vivendo e se tornando padre e exercendo também seu magistério, cumulando as funções de professor de língua portuguesa, latim e música e suas críticas como escritor satírico. Sua história remonta a ter sido considerado o mais importante cultivador da poesia satírica em Minas Gerais e muito popular no Brasil do século XIX. Poeta, escreveu 22 livros de versos satíricos, epigramas, totalizando sua obra 685 sonetos. Foi ardoroso defensor do fim da escravatura, a qual criticava por meio de versos, assim como os políticos e os costumes da sociedade de sua época. Juntamente com o poeta baiano Gregório de Matos Guerra é considerado o maior poeta satírico da literatura nacional.

Em 1848 o então padre Correia de Almeida esteve visitando nossa hidrópoli a conselho médico e em companhia do padre Joaquim Camillo de Britto, vigário de Barbacena, que estaria em nossa cidade para tratamento médico. Diante de sua cura, a fama de nossa Caxambu se espalhou no meio social e muitas outras figuras como barões e políticos passaram a frequentar o local.

Padre Correia de Almeida viria a falecer em 06 de abril de 1905, se eternizando entre memoráveis das Letras em nosso estado e país, recebendo a singela homenagem de denominar o então Grupo Escolar instalado em majestoso prédio no centro da cidade, fundado o final da década de 1920, mais precisamente em setembro de 1926, ícone do ensino municipal, com conclusão no governo de Antônio Carlos Ribeiro de Andrade, então governador de Minas Gerais, recebendo a honraria de denominar aquele prédio em razão da indicação de Francisco da Silva Campos, secretário de governo e conterrâneo do Padre Correia de Almeida.

Por sua grande importância em nosso cenário histórico é que nos sentimos motivados em celebrar o bicentenário de nascimento do Padre Correia de Almeida, comemorando com todos aqueles profissionais da educação que perpetuam a história e excelência no ensino na Escola Municipal Padre Correia de Almeida de Caxambu.

Sala das Sessões, 14 de setembro de 2020.

MÁRIO ALVES
VEREADOR

Adesão à Moção de Congratulações nº 51/2020:

Alessandro Bento Fortes
Vice-presidente
Fábio Curi Hauegen
Vereador
Francisco de Souza Martins
Secretário  
  Jean Carlos da Silva
Presidente
Jenny Gomes Aragão
Vereador  
Júlio Carlos de Souza Nogueira
Vereador
Manoel Ribeiro Pereira
Vereador
  Paulo José Rodrigues
Vereador
Renato Sales Brandão
Vereador  
  Vinicius Hemetério
Vereador

Compartilhe este artigo!Share on Facebook
Facebook
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *