REQUERIMENTO Nº 064/2020 – Vereador Mário Alves questiona sobre o tratamento de água, realizado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), através de sua Estação de Tratamento de Água (ETA), instalada no município de Baependi, é suficiente para remover ou inativar o “Novo Coronavírus”, bem como outros vírus, como o da hepatite, da água que é destinada para o consumo no município de Caxambu.

Vereador Mário Alves, que este subscreve, requerer ao Excelência Senhor Presidente da Câmara Municipal que, ouvido o plenário, seja oficiado a COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS para que apresente a esta Câmara Municipal, NA FORMA DE ATESTADO a seguinte informação:

  • O tratamento de água, realizado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), através de sua Estação de Tratamento de Água (ETA), instalada no município de Baependi, é suficiente para remover ou inativar o “Novo Coronavírus”, bem como outros vírus, como o da hepatite, da água que é destinada para o consumo no município de Caxambu?

JUSTIFICATIVA

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores,

Considerando que pesquisadores da UFMG confirmaram a presença do “Novo Coronavírus” em 100% das amostras do esgoto coletado na bacia do Onça, que atende o município de Belo Horizonte e Contagem.

Considerando que o estudo indicou ainda que o número total de pessoas com Covid-19 na capital mineira é 10 vezes maior do que os números oficiais.

Considerando que de acordo com a pesquisa, mais de 20 mil pessoas que usam aquele sistema de esgoto estariam infectadas.

Considerando que o município de Caxambu pode estar correndo o mesmo risco, uma vez que, a Estação de Tratamento de Água (ETA), instalada no município de Baependi, capta água a jusante de vários pontos de lançamento de esgotos in natura no corpo do rio Baependi.

Considerando que este vereador foi questionado se existe algum documento, fornecido pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), atestando que o tratamento da água que enviada o município de Caxambu, realizado na Estação de Tratamento de Água (ETA), instalada no município de Baependi, é suficiente para remover ou inativar o “Novo Coronavírus”, bem como outros vírus, como o da hepatite.

Considerando que o pedido de informações por parte do vereador, por meio de requerimento, está entre suas prerrogativas, senão obrigação, de suas atribuições.

Pelos considerandos o vereador Mário Luiz Alves, que este subscreve, requer que COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS informe à esta Câmara Municipal, NA FORMA DE ATESTADO, se o tratamento de água, realizado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), através de sua Estação de Tratamento de Água (ETA), instalada no município de Baependi, é suficiente para remover ou inativar o “Novo Coronavírus”, bem como outros vírus, como o da hepatite, da água que é destinada para o consumo no município de Caxambu .

Sala das Sessões, 15 de junho de 2020.

MÁRIO ALVES
VEREADOR

Compartilhe este artigo!Share on Facebook
Facebook
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *