MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES Nº 024/2020 a TODOS OS PROFISSIONAIS, que atuam como VIGILANTES nos estabelecimentos bancários, bem como em diversas repartições públicas em Caxambu, PELO BRILHANTISMO QUE OS MESMOS ESTÃO DESEMPENHANDO SUAS FUNÇÕES DURANTE ESTE PERÍODO DE COMBATE A DISSEMINAÇÃO DO “NOVO CORONAVÍRUS” – PANDEMIA COVID-19, oportunidade em que, estando, também, na linha de frente, demonstram muita dedicação e respeito por toda população caxambuense.

Vereador Mário Alves apresenta à Mesa, ouvido o Plenário, a presente MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES a TODOS OS PROFISSIONAIS, que atuam como VIGILANTES nos estabelecimentos bancários, bem como em diversas repartições públicas em Caxambu, PELO BRILHANTISMO QUE OS MESMOS ESTÃO DESEMPENHANDO SUAS FUNÇÕES DURANTE ESTE PERÍODO DE COMBATE A DISSEMINAÇÃO DO “NOVO CORONAVÍRUS” – PANDEMIA COVID-19, oportunidade em que, estando, também, na linha de frente, demonstram muita dedicação e respeito por toda população caxambuense.

JUSTIFICATIVA

Senhor Presidente,
Senhora Vereadora,
Senhores Vereadores,

No dia 20 de junho é comemorado anualmente o “dia do vigilante”. Diga-se de passagem, coincidentemente, quis o destino que nesta data se comemore também o “dia da amizade”.

O Dia do Vigilante foi criado na mesma data em que foi sancionada a Lei nº 7.102, de 20 de junho de 1983, que regulariza esta profissão no Brasil.

Historicamente, a profissão de vigilante como é conhecida atualmente teria surgido em meados do século XIX nos Estados Unidos. No entanto, as empresas responsáveis em treinar e oferecer esse tipo de serviço só apareceram no Brasil na década de 1960, com o crescimento das instituições financeiras no país.

Atualmente, para desempenhar a função de vigilante no Brasil, o profissional deve possuir um curso de formação e a Carteira Nacional de Vigilante.

As empresas de vigilância também devem ser registradas no Ministério da Justiça, através da Polícia Federal, que é a responsável por fiscalizar as academias de formação dos vigilantes.

No Brasil, os profissionais vigilantes estão amparados e são representados através da Confederação Nacional de Vigilantes e Prestadores de Serviços (CNTV).

Portanto, esta data é uma homenagem a todos os profissionais que se dedicam a proteger e vigiar propriedades públicas e privadas, com o intuito de evitar vandalizações e garantir a segurança de ambientes e de pessoas.

Importante ressaltar que, neste momento trágico, em que estamos enfrentamos a pandemia da COVID-19, os profissionais da vigilância que atuam nos diversos estabelecimentos bancários de nossa Caxambu, têm sido fundamentais, na medida que com dedicação e respeito por toda nossa população, estão, também, na linha de frente para ajudar no combate a disseminação do “novo Coronavírus”, se expondo diariamente a contaminação pelo mesmo em seus locais de trabalho.

Ser “Vigilante” é ser cidadão, consciente da sua importância na sociedade, é cuidar o patrimônio e das pessoas com zelo e dedicação. Parabéns pelo seu dia!

Por esta e demais razões este vereador quer deixar consignado nesta Moção de Congratulações, uma singela homenagem e seu agradecimento a todos “Vigilantes”, por zelar pelos nossos bens, nossas vidas e famílias com atenção, respeito e seriedade. Não há dúvida que estes profissionais deixam um legado, pelos valores morais e exemplo de cidadania e, acima de tudo, pelo exemplo de motivação e modelo a ser seguido pelos nossos jovens caxambuenses, para o que peço aos nobres pares que aprovem esta humilde, porém significativa homenagem.

Que seja dado conhecimento desta singela Moção de Congratulações, através de envio de ofícios e cópias da mesma a todos gerentes de estabelecimentos bancários de Caxambu, bem como ao Chefe da Agência do INSS e, feito o seu devido registro nos anais da Câmara Municipal de Caxambu.

Caxambu-MG 15 de junho de 2020.

MÁRIO ALVES
VEREADOR

Moção de Congratulações nº 024/2020 apoiada pelos vereadores:

Jean Carlos da Silva
Presidente
  Alessandro Bento Fortes
Vice-Presidente
Francisco de Souza Martins Secretário     Fábio Curi Hauegen
Vereador
Jenny Gomes Aragão Vereadora     Júlio Carlos de Souza Nogueira Vereador
Manoel Ribeiro Pereira Vereador     Paulo José Rodrigues Vereador
Renato Sales Brandão Vereador     Vinícius Hemetério
Vereador
Compartilhe este artigo!Share on Facebook
Facebook
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *